Viajabox entrega internacional

Benefícios

  • Endereço gratuito
  • 90 dias de armazenamento gratuito
  • Consolidação de produtos
  • Atendimento ágil

Segurança

  • Rastreio ponta a ponta
  • Desde 2016 no mercado
  • Site seguro
  • Mais de 140 mil envios
Crie sua conta gratuita
Teorias da importação, Um passo à frente

Surpresa! Você precisa trocar um produto importado: veja como lidar!

Surpresa! Você precisa trocar um produto importado: veja como lidar!

Compartilhe

This post is also available in: English (Inglês) Português Español (Espanhol) Français (Francês) 日本語 (Japonês) 繁體中文 (Chinês (Tradicional))

Introdução

Trocar um produto importado, a princípio, pode parecer uma missão mais complicada do que é na verdade. E acima disso, a atração por fazer compras no exterior sempre foi forte entre os brasileiros. Afinal, a diversidade de produtos é ampla e, geralmente, os preços são consideravelmente mais baixos do que os praticados no nosso país. Agora, com a facilidade proporcionada pela internet, adquirir itens de sites de qualquer lugar do mundo tornou-se ainda mais simples, e essa prática tem se mostrado vantajosa para muitas pessoas.

Se você tem interesse em complementar sua renda com a revenda desses produtos, é fundamental estar atento às políticas de substituição aplicadas a produtos importados. Cada país ou plataforma de e-commerce possui suas próprias regras, e é essencial conhecê-las para evitar prejuízos ao receber produtos defeituosos ou diferentes do que foi comprado.

Confira, portanto, a melhor maneira de se proteger em suas compras e algumas das políticas de substituição. Boa leitura!

Exerça o direito de arrependimento

Assim como ocorre em compras feitas em lojas virtuais brasileiras, muitos sites estrangeiros garantem ao consumidor o direito de desistir da compra e trocar um produto importado.

No entanto, o ideal é evitar essa situação, uma vez que diversos trâmites podem dificultar o processo, que por si só já é naturalmente demorado. Para se precaver, é importante conhecer a política e as garantias de cada vendedor em relação a devoluções, reembolsos por atraso ou inconsistências na descrição do produto, entre outros aspectos.

Sanar todas as dúvidas

Muitos sites de compras internacionais já oferecem tradução para o idioma português. Embora alguns termos possam não ser traduzidos corretamente, isso facilita bastante na hora de conhecer o material e o tamanho do item, por exemplo.

Além disso, é comum que os vendedores de grandes plataformas possuam um canal de atendimento para esclarecer dúvidas. A tradução fica por conta do site e, mais uma vez, a linguagem pode parecer um pouco estranha, mas funciona. Felizmente, eles costumam ser bastante prestativos.

Prefira empresas com representação no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), se uma pessoa compra um produto no exterior que tem fabricante no Brasil, como um eletrônico, essa empresa deve assumir todas as responsabilidades e obrigações com o cliente brasileiro que precisa trocar um produto importado.

Essa regra também se aplica a produtos adquiridos em outros países que não são fabricados ou vendidos por aqui. Nesse caso, se o item apresentar defeito, o fornecedor deve prestar assistência a ele, mesmo que isso envolva o envio do produto para reparo fora do país.

Para evitar problemas e a indesejada substituição de produtos importados, é essencial manter a mesma postura em qualquer compra virtual, seja em sites brasileiros ou estrangeiros: observe atentamente todos os detalhes do produto (cor, tabela de tamanhos, materiais, etc.), preço, opções de parcelamento, custo de frete, prazo de entrega, entre outros aspectos. Procure também sempre ler os termos e políticas da loja antes de finalizar a transação.

Utilize um redirecionador de encomendas

Esta dica não está intrinsecamente ligada ao tema do artigo mas podemos afirmar que é a mais segura das opções para quem quer evitar qualquer tipo de dor de cabeça ao fazer compras no exterior. Ao enviar suas compras feitas dos Estados Unidos para um redirecionador como a ViajaBox, você poderá conferir seu produto nos mínimos detalhes através de fotos e até vídeo (este serviço terá um custo adicional) caso você julgue necessário. Desta forma, você poderá ter plena certeza do que está comprando. Além destas vantagens, você também pode pagar por um teste caso seja um produto eletrônico e possa ser ligado e testado – você receberá um vídeo onde a pessoa irá testar funcionalidades básicas do item.

Conclusão

Diante das informações deste artigo, você já sabe como deve agir diante de uma situação adversa em sua compra e também como tentar evitar que isso aconteça. Se ainda tiver ficado alguma dúvida, não hesite em utilizar o campo de comentários. Você também pode entrar em contato direto com a ViajaBox através do email contato@viajabox.com ou através do WhatsApp.

Compartilhe

Leia também:

Deixe um comentário