Viajabox entrega internacional

Benefícios

  • Endereço gratuito
  • 90 dias de armazenamento gratuito
  • Consolidação de produtos
  • Atendimento ágil

Segurança

  • Rastreio ponta a ponta
  • Desde 2016 no mercado
  • Site seguro
  • Mais de 140 mil envios
Crie sua conta gratuita
Tutoriais, Teorias da importação

Como fazer compras online de forma segura

Como fazer compras online de forma segura

Compartilhe

This post is also available in: English (Inglês) Português Español (Espanhol) Français (Francês) 日本語 (Japonês) 繁體中文 (Chinês (Tradicional))

Separamos alguns pontos importantes na hora de ir às compras online em sites que não conhecemos

Você já deixou de realizar compras online porque teve medo de acontecer algo com seus dados? Se a sua resposta é sim, a ViajaBox está aqui para te ajudar a fazer as suas compras online da forma mais segura possível. Vamos lá!

No mundo informatizado, nós sabemos muito bem que pode ser muito cômodo fazer compras do conforto do nosso lar, sem precisar dirigir até o local, pegar filas sem fim, e muitas vezes não chegamos a encontrar o que tanto procuramos e leva-se horas ou até mesmo até um dia inteiro numa jornada como essa. Na internet, podemos ir de uma loja a outra sem precisar andar nem um metro sequer, até encontrar exatamente o que se precisa com apenas alguns cliques, e utilização de palavras chave que nos leve até aquilo que estamos a procurar de forma totalmente prática.

Mas para evitar que experiências indesejáveis aconteçam, é necessário que a gente esteja bem atento a alguns detalhes que podem fazer total diferença na hora de realizar nossas compras online. Felizmente as transações virtuais estão cada vez mais seguras, por exemplo, no Brasil, onde recentemente foi aprovado o Marco Civil da Internet.

Consultando alguns parágrafos do artigo terceiro desta lei, vemos trechos que garantem a nossa proteção ao navegar em sites: II – proteção da privacidade; III – proteção dos dados pessoais, na forma da lei; V – preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede, por meio de medidas técnicas compatíveis com os padrões internacionais e pelo estímulo ao uso de boas práticas; VI – responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades, nos termos da lei; VIII – liberdade dos modelos de negócios promovidos na internet, desde que não conflitem com os demais princípios estabelecidos nesta Lei.

Então, hoje em dia o território virtual brasileiro é protegido por essa lei que foi especificamente pensada para este espaço e quem cometer delitos nesse ambiente, responderá criminalmente. Isso foi uma grande conquista para os brasileiros e pode ser inspiração para que outros países adotem medidas semelhantes para que a internet seja um ambiente mais seguro não apenas no Brasil, mas no mundo, pois bem sabemos que existem diversos países onde muitas pessoas ainda se sentem à vontade para cometer crimes.

Fique atento aos avisos

Compras online

Algumas ferramentas e práticas tornam o processo de compras online mais seguro. Uma dessas ferramentas são símbolos indicativos que aparecem no início da barra de navegação do próprio Google Chrome que é o navegador mais popular hoje em dia, e para saber quais sites são mais ou menos seguros para se navegar, esse navegador nos fornece esses recursos. A gente pode verificar a confiabilidade de um site no status de segurança, à esquerda do endereço da Web e para isso existem ícones de alerta:

  • o ícone de um cadeado que significa que o site é seguro;
  • o ícone com a letra “i” circulada, diz que é necessário mais informações sobre o site ou que por via das dúvidas não é seguro;
  • e o triângulo vermelho com uma exclamação quer dizer que aquele site não é nada seguro e que se você persistir nessa navegação, você pode ter problemas.

Baseado nesses status do Chrome a gente já sabe se aquele site é confiável ou não, mas ainda assim, vamos falar sobre boas práticas na hora de fazer compras online.

A regra básica para quem pretende comprar em lojas online é utilizar apenas equipamentos que sejam da nossa confiança. Evite comprar computadores que várias pessoas usem diariamente… em Lan House, Bibliotecas, no seu ambiente de trabalho, etc.

Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar os seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e em e-commerce. Se você costuma comprar pelo celular, as regras são praticamente as mesmas e ainda devemos ter um cuidado a mais com a rede sem fio que a gente esteja conectado – prefira fazer uma compra em redes protegidas com senha e que pertençam a pessoas conhecidas.

Dê preferência a sites ou lojas virtuais de confiança. Mas como saber se uma loja é fiável? Se possível procure por uma referência de alguém que já tenha comprado no site que você quer comprar. As redes sociais costumam ajudar com isso, indo até uma página da loja.

Escolha lojas que sejam mais populares. No próprio site da loja você pode ver comentários sobre a experiência que os clientes tiveram. Hoje em dia é normal os sites trabalharem com mais transparência e os comentários dos clientes nas suas páginas são a maior prova disso.

Se a loja não tem o que esconder, você sabe que eles tentarão resolver qualquer problema apresentado em um comentário, e na plataforma, você também verá os elogios feitos pelos próprios clientes. Mas ainda existem mais formas de ver uma reputação. Para pesquisar avaliações e feedbacks de sites americanos, utilize o Trustpilot.

Faça as suas compras online com segurança

Atualmente, o PayPal pode ser considerado uma das maneiras mais simples e seguras de pagar as suas compras e por isso é uma ferramenta muito utilizada para pagamentos de serviços no site da ViajaBox. Uma das principais vantagens de se utilizar esse serviço é o sigilo que a empresa oferece.

Quando você vai realizar um pagamento, seus dados financeiros (números de cartão de crédito e conta bancária) não são compartilhados com o vendedor porque somente você tem acesso a todas essas informações pessoais que estão na conta do PayPal. Para compras pagas com PayPal, você só precisa informar seu e-mail e senha para fazer o pagamento. Isso mostra porque pagar as suas compras online com eles é tão simples e seguro.

Conclusão

Como diz o ditado: “O seguro morreu de velho!” Portanto seja precavido ao fazer suas importações. E se precisar de indicações de bons sites para fazer suas compras nos Estados Unidos, consulte a aba Lojas no site da ViajaBox.

Comente abaixo o que achou dessas dicas!

Compartilhe

Leia também:

Deixe um comentário